segunda-feira, 10 de março de 2008

O médico e o monstro


Acabei de ler "O médico e o monstro", de Stevenson. Um livro sensacional, por trás daquela narrativa simples dos primeiros capítulos. É engraçado que tem gente que me pergunta como eu consigo gostar tanto desse tipo de leitura bizarra, que chega a ser inescrupulosa. Por trás dessas narrativas policiais, de livros de ficção e até dos publicados de Ilana Casoy, tem muito de psicologismo. Sempre tive curiosidade de descobrir o que me leva a fazer certas coisas. Por que tenho tanto desejo, aquele impulso infernal de "cometer pecados"? Às vezes penso que sou uma pessoa má, egoísta, me ponho para baixo.. Porém, a realidade é outra..Todos temos múltiplas personalidades, boas e más. Somos o resultado de nossas escolhas, precisamos agir racionalmente.
Bom, quem tem esses tipos de dúvidas que nem eu, vale a pena ler esse livro. Rápido e inteligente.


"Minha análise da alma, da psique humana, leva-me a crer que o ser humano não é verdadeiramente um, mas verdadeiramente dois. Um deles esforça-se para alcançar tudo que é nobre na vida. É o que chamamos de lado bom. O outro, quer expressar impulsos que prendam-no a obscuras relações animais com a terra. Esse é o que podemos chamar de mal. Ambos travam um eterno combate no íntimo da natureza humana, e contudo, estão atados um ao outro. E este elo provoca a repressão ao mau e remorsos no bom. Agora, se esses dois seres pudessem ser separados um do outro, quão livre o bom em nós poderia ser, que alturas poderia alcançar! E o assim chamado mal, uma vez liberto, buscaria sua própria realização, e deixaria de nos perturbar..."

Nenhum comentário: